Focinho achatado, olhos amendoados um pouco saltados e personalidade marcante: este é o Shih Tzu! Conhecidos por serem muito companheiros, os Shih Tzus não são cães de caça ou esportistas, o propósito de suas vidas é amar e ser amado pelos seus pais humanos, servindo como um incrível cão de companhia. Sempre prontos para receber carinho, são muito dóceis e amigáveis com crianças e outros cães. Definitivamente eles são cachorros de ambientes internos e se adaptam muito bem a apartamentos por serem pequenos e não precisarem de muito espaço para se movimentar, porém, isso não exclui a necessidade de exercícios físicos regulares. Os Shih Tzus se adaptam muito bem a diferentes “tipos de tutores”, quando você quiser caminhar eles estarão ao seu lado, ou, quando quiser tirar uma soneca, também estarão, como sempre fizeram desde que surgiram.
Dócil, amigável e companheiro: são três características que descrevem muito bem o temperamento de um Shih Tzu. Eles se apegam aos seus humanos logo nos primeiros dias de convivência. Assim como a maioria dos outros cachorros, na fase de troca de dentes podem roer coisas erradas, então, brinquedos mordedores são os melhores aliados para estas épocas e ótimas alternativas para que eles não escolham outros objetos. Eles costumam receber bem as visitas e também outros animais. Mas para que isso seja sempre uma realidade, o ideal é habituar seu pet desde filhote a pessoas e outros bichinhos.
O Shih Tzu possui características muito particulares de sua raça que envolvem a obediência, por exemplo. Não se deve esperar atividade de proteção à família ou à casa, pois eles se destacam mais como bons companheiros e não como protetores. Caso você deseje treinar o seu Shih Tzu para responder a comandos, deve ter bastante paciência e consistência: são cães inteligentes, mas podem demorar de 40 a 50 repetições de comando para aprender um truque, por exemplo. Eles podem ser um pouco teimosos, mas não é característica marcante da raça. São brincalhões e muito arteiros, capazes de roubar o seu chinelo só para você correr atrás e brincar com ele. São um pouco independentes, mas gostam de companhia, por isso, é necessário auxiliá-lo para que não desenvolva ansiedade de separação. Os Shih Tzus são muito sociáveis e podem se tornar bons amigos de outros animais. A coprofagia deve ser corrigida desde filhote ou esse hábito poderá durar por toda a vida de seu cão. Converse com um médico veterinário ou um comportamentalista veterinário sobre esse assunto.
Os cachorros da raça Shih Tzus podem viver entre 10 e 15 anos quando bem cuidados.
Conforme comentamos, os Shih Tzus possuem uma pelagem longa e fina, que pode embolar e fazer nós que machucam a pele do animal. Por isso, uma escovação frequente é importante, bem como uma tosa mensal principalmente na região dos olhos, para evitar que os pelos impossibilitem a boa visão do seu cãozinho. Banhos semanais ou quinzenais são importantes e lembre-se: é preciso tomar cuidado para não entrar água no ouvido, pois pode causar otites. Se não ocorrer o desgaste natural das unhas por passear em pisos ásperos, deve-se providenciar o corte de unhas a cada 45 dias, em média. Aposte em bifinhos, ossinhos, biscoitos e muitos brinquedos para deixar o seu Shih Tzu feliz e chamá-lo para si.
O nome Shih Tzu é de origem chinesa e significa “pequeno leão”. Como citado nas lendas, os Shih Tzus dormiam nos pés dos nobres chineses. Eles são e sempre foram muito populares na China. Shih Tzus podem possuir até 19 combinações de cores na pelagem. As pessoas confundem muito os Shih Tzus com os Lhasa Apsos, mas as diferenças de formato de cabeça e rosto, focinho e crânio são bem notáveis quando se conhece as duas raças. A raça Shih Tzu é muito antiga, não sendo possível datar com certeza seu primeiro aparecimento.